TEXTO DE ABERTURA


CONFERENCIA DE ABERTURA


MESAS DE DISCUSSÕES

Mesa LINGUA PORTUGUESA e ENSINO




Mesa  CULTURAS AFRO e INDÍGENAS



Mesa LITERATURA e FORMAÇÃO




Mesa APRENDIZAGEM e RESILIÊNCIA



PALESTRAS





SESSÕES DE COMUNICAÇÕES:



  









13)  EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: INFERÊNCIAS INICIAIS (Autores: Alisson Vital Oliveira Santos; Maria Célia Pereira Lima; Simone Lima da Silva)




CONFERENCIA DE ENCERRAMENTO:






------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Alexandre Santos de Oliveira
Agente de comunicação do Campus XXII
 UNEB - Euclides da Cunha – BA
Maio de 2012.


Nos últimos dias 08, 09 e 10 de maio, o Campus XXII da UNEB em Euclides da Cunha – BA foi palco do II LEMEL (Linguagem, Educação, Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa) - II Seminário de Estágio e Práticas Pedagógicas do Campus XXII.
Na oportunidade, Professores, Doutores, Especialistas e toda a comunidade acadêmica discutiram as realizações do ensino, da pesquisa e da extensão no contexto das licenciaturas. Os palestrantes e conferencistas que estiveram presentes no evento, debateram temas atuais relacionados à formação docente e aos diversos saberes, proporcionando aos mais de duzentos participantes a oportunidade de elucidarem suas dúvidas a respeito das práticas educativas.
O LEMEL também abriu espaço para a poesia e para a música, ressaltando e valorizando a cultura popular da região com apresentações de músicos e artistas locais.
A organizadora do evento, professora Miriam Barreto de Almeida Passos, agradeceu aos mais de duzentos inscritos no evento e enfatizou o apoio da Diretora do Campus XXII, a senhora Ivete Teixeira dos Santos (diretora em exercício), e de toda a comunidade acadêmica pelo respaldo e auxílio dados a sua iniciativa, bem como aos docentes, aos monitores e colaboradores pela colaboração para que o II LEMEL – II Seminário de Estágio e Práticas Pedagógicas do Campus XXII ocorresse. Ao final do evento, a Profª Miriam Barreto foi cumprimentada e congratulada por todos os presentes com uma calorosa salva de palmas em reconhecimento ao sucesso de sua ação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGRADECIMENTOS AOS COLABORADORES DO II LEMEL

FARMACIA SANTANA - PROPRIETÁRIO SR. CARLOS ALBERTO SANTANA DE SOUZA

EUGÊNIA ART’S FLORES - PROPRIETÁRIA SRª EUGENIA MARIA DE JESUS

BALIZARTES FESTAS - PROPRIETÁRIA SRª MARINALVA DA SILVA BALIZA

GUINCHOS GOMES - PROPRIETÁRIO SR. HANDERSON SILVA DE OLIVEIRA

BELO SONORIZAÇÃO - PROPRIETÁRIO SR. JOSÉ ANDRADE ALVES

SIDNEY VIEIRA DE CARVALHO

GISA PRONTA ENTREGA

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DR. RANUFO CAMPOS

APOIO DO DCHT CAMPUS XXII

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


EIXO I: EDUCAÇÃO, GÊNERO e FORMAÇÃO

Mediadora: Profª. MS. Miriam Barreto de Almeida Passos
Quarta-feira, (MANHÃ), dia 09 de maio de 2012.
LOCAL: ESPAÇO EL SHADDAI

9 horas - LEITURA, ESCRITA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE AS OFICINAS ARTICULARES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PLATAFORMA FREIRE EM CANUDOS BAHIA - Autoras: Profª. Josimara Santos Miranda (Doutoranda em Educação e Professora de Estágio e Fundamentos Práxis Pedagógica UNEB – Canudos); Profª. Maria Eurácia Barreto de Andrade (Mestre em Educação e Professora de Estágio e Fundamentos da Práxis Pedagógica UNEB - Canudos); Profª. Maria Mônica Damasceno (Especialista em Recursos Humanos: Gestão de Pessoas e Professora de Estágio e Fundamentos da Práxis Pedagógica UNEB – Canudos); Profª Sineide Cerqueira Estrêla (Mestranda em Educação e Professora de Estágio e Fundamentos da Práxis Pedagógica UNEB – Canudos).

9 horas e 20min. – O GÊNERO DISCURSIVO ‘CAUSO’ NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA: O COTIDIANO REVELANDO-SE ATRAVÉS DOS TEXTOS – Profª. Liliane Lemos Santana Barreiros (DCHT XXII/PPGEL/UNEB).

9 horas e 40 min. INTERNET E EDUCAÇÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM – Acadêmica: Ana Rafaela de Andrade Souza; Camila Lopes da Silva; Gabriela de Andrade; Jaqueline Ferreira da Silva (Acadêmicas do curso de Letras – DCHT/Campus XXII).

10 horas TIROCÍNIO E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS E AÇÕES – Profª. Miriam Barreto de Almeida Passos (DCHT XXII/UNEB).


EIXO II – LITERATURA, LEITURAS e PIBID
Mediadora – Profª. Drª. Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva

Quinta-feira, (MANHÃ), dia 10 de maio de 2012.
LOCAL: ESPAÇO EL SHADDAI

9 horas - O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E SUAS NUANCES. Autoras: Profª. Ilza Carla Reis de Oliveira (Professora de Língua Portuguesa e Redação no Educandário Oliveira Brito. Coordenadora Acadêmica do DCHT, campus XXII, da UNEB) e Profª. Maria das Graças de Carvalho César (Professora de Língua Portuguesa no Educandário Oliveira Brito; supervisora do PIBID - UNEB. Coordenadora pedagógica da Educação Infantil na Escolinha Santo Antônio).

9 horas e 20min. - O CORDEL COMO UM MÉTODO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO EDUCANDÁRIO OLIVEIRA BRITO. Autores: Rildo Vivaldo Teles; Adilma Gondim Rocha de Andrade (Acadêmicos do curso de Letras UNEB/CAMPUS XXII).

9 horas e 40 min. - REPENSANDO A LITERATURA DE CORDEL: METODOLOGIAS E REFLEXÃO. Autoras: Edilene de Andrade Correia e Maria Célia Pereira Lima (Acadêmicas do curso de Letras UNEB/CAMPUS XXII).

10 horas – TECNOLOGIAS: NOVAS EXIGÊNCIAS PARA PERCEBER, SENTIR E RELACIONAR-SE. Autores: Luis Antonio Silva de Araujo e Rodrigo Reis Carvalho (Acadêmicos do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).

10 horas e 20 min.ENSINO DE LITERATURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DISCENTE: DOS LIVROS AOS MÚLTIPLOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E À HIPERMÍDIA – Profª. Drª. Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (Profª. Coordenadora do PIBID – DCHT - CAMPUS XXII).


EIXO III – ENSINO, LÍNGUA MATERNA e TECNOLOGIAS
Mediadora – Profª MS. Liliane Lemos Barreiros

Quinta-feira, (MANHÃ), dia 10 de maio de 2012.
LOCAL: AUDITÓRIO - UNEB/CAMPUS XXII

9 horas - A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: É POSSÍVEL RADIOGRAFAR ESSE PERCURSO? Autores: Allisson Santos Matos e Andressa Santos de Oliveira (Acadêmicos do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).

9 horas e 20min. - É “CORRETO” DIZER “NÓS PEGA O PEIXE?” – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POSTA EM DEBATE: ANÁLISE DO TEXTO “OS ADVERSÁRIOS DO BOM PORTUGUÊS”. Autor: Osvaldo Alves de Jesus Júnior (Acadêmico do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).

9 horas e 40 min. - NELL: UMA REPRESENTAÇÃO FÍLMICA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Autoras: Eliana Maria Pereira; Iolanda Santos Barreto; Marineide de Jesus Ferreira e Tamires Monteiro dos Santos (Acadêmicas do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).


EIXO III – ENSINO, LÍNGUA MATERNA e TECNOLOGIAS
Mediadora – Profª MS. Edilane Abreu Duarte

Quinta-feira, (MANHÃ), dia 10 de maio de 2012.
LOCAL: SALA 02 – UNEB/ CAMPUS XXII


9 horas – EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: INFERÊNCIAS INICIAIS.  Autores: Alisson Vital Oliveira Santos; Maria Célia Pereira Lima e Simone Lima da Silva (Acadêmicos do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).

9 horas e 20 min. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA – Acadêmica: Adriana Costa Dantas; Andréa Pereira Lima; Jísia dos Santos Pereira e Maria Conceição Costa de Abreu (Acadêmicas do curso de Letras – UNEB/CAMPUS XXII).

9 horas e 40 min. - O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Autoras: Marlene Oliveira Rios (autora); Ednalva Araújo Santana (coautora). (Acadêmicas do curso Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia/Campus XXII/Plataforma Freire.).

10 horas - UMA LEITURA SOBRE A “DIFERENÇA” SEXUAL NO CURRÍCULO. Autoras: Adriana Costa Dantas; Andréa Pereira Lima; Camila Lopes da Silva; Jisia Pereira dos Santos; Maria Conceição Costa de Abreu; Nataliane de Jesus Souza.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEMEL
(Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa)

II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CAMPUS XXII

PERÍODO: 08, 09 e 10 de maio de 2012
Local: Espaço El Shaddai

Tema -  Estágio e Prática Pedagógica: o valor do ensino, da pesquisa, e da extensão no processo da construção dos saberes

O II LEMEL (Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa) - II Seminário de Estágio e Prática Pedagógica dão continuidade ao processo de interação dos saberes relacionados às áreas de linguagens e educação.  Situam-se historicamente em abril de 2011, com a implantação do primeiro evento, ocorrido na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, na cidade de Euclides da Cunha, o qual contou em sua primeira edição com a participação de mais de duzentos inscritos. O compromisso maior deste evento é o de promover um intercâmbio e divulgação dos conhecimentos vinculados ao processo de formação dos professores, suas práticas, pesquisas e estudos desenvolvidos na perspectiva dos saberes diversos.
Portanto, cumpre ao evento II LEMEL - II Seminário e Prática Pedagógica do Campus XXII reunir nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2012, professores de diferentes áreas do saber, estudantes, acadêmicos e a comunidade externa para que participem, discutam, e veiculem o que se tem realizado a partir do Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto das licenciaturas.
A COMISSÃO





PROGRAMAÇÃO
DIA 08 DE MAIO DE 2012 – abertura – Noite
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
A sustentabilidade de Gaia: pensando em Ecologia e cuidado
Prof.ª Dra  Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1984), Mestrado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (1990) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Vigilância, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, promoção da saúde, educação física, ensino de ciências biológicas, vigilância da saúde, atenção básica, epidemiologia molecular, qualidade de vida, equidade e justiça social. Palestrante, conferencista, pesquisadora e estudiosa da filosofia do Prof. Pietro Ubaldi, Allan Kardec, Roustaing e Chico Xavier.
                       
Dia 09 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 1: CULTURAS AFRO e INDÍGENAS
As atuais perspectivas do ensino, da pesquisa e da extensão sobre as culturas afro e indígena
Profª Izanete Marques Souza
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1998) e especialização em Gramática da Língua Portuguesa. Atualmente é professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Itapetinga. Tem experiência nas áreas de Formação Docente, Letras (com ênfase em Lingüística) e Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: análise linguística, rotinas escolares, planejamento e avaliação.

Dia 09 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 1: CULTURAS AFRO e INDÍGENAS
Arte-Educação, História e Cultura Afrobrasileiras: desafios e possibilidades na formação do professor
Prof ª Doutoranda Nelma Cristina Silva Barbosa
Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 ( França, 2004) e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi coordenadora do Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria Estadual de Educação. Foi responsável pela articulação da pesquisa realizada na instituição e por projetos especiais como o Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnicoraciais (implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - leis que obrigam o ensino da História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas-); formação continuada em Arte - Educação, entre outros. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação e Artes Visuais; Arte Afrobrasileira; Ensino Superior, com ênfase em extensão universitária, metodologia da pesquisa científica e currículo; Cultura e identidade, com ênfase em Cultura Afrobrasileira e Relações Étnicoraciais. É professora de Artes e foi Coordenadora do Núcleo de Inclusão e Diversidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - Campus Valença. Atualmente é Coordenadora de Comunicação Social do IF Baiano e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA.
Data: 09 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 2: LITERATURA e FORMAÇÃO
Profª. Drª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2009), sob a orientação da Professora Dra. e Livre Docente Jerusa Pires Ferreira. Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS (2003), sob a orientação do Pós-doutor Rubens Edson Alves Pereira e co-orientação da Dra. Doralice Fernandes Xavier Alcoforado - UFBA (in memoriam). Possui Graduação em Letras Vernáculas (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e Especialização em Texto e Gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Atualmente é docente concursada da Universidade do Estado da Bahia, na qual é lider do Grupo de Pesquisa Literatura e Diversidade Cultural: imaginário, linguagens e imagens (Cadastrado no V Diretório de Grupos do CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literaturas Brasileira, Portuguesa e Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de tradição oral, cordel, comunicação e "arquivos" de oralidade e cultura. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Outros Sertões (UNEB).

Data: 09 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 2: LITERATURA e FORMAÇÃO
A criação literária como processo de formação e educação
Prof. Dr. Luiz Antonio de Carvalho Valverde

Possui Doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008); mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Literatura, Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do sertão, imaginário, identidades, coronelismo, poesia e prosa contemporânea.


Data: 09 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 2: LITERATURA e FORMAÇÃO
Profª MS. Rosana Carvalho da Silva Ghignatti
Concluiu Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural na Universidade Estadual de Feira de Santana, em fevereiro de 2008, com bolsa de Mestrado da Capes; sua Especialização em Estudos Literários foi concluída em 2005, também na Universidade Estadual de Feira de Santana. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, obtendo o grau de licenciada em 2004. Atualmente está como professora visitante da UNEB, campus XXII, de Euclides da Cunha/BA.

Data: 09 de maio de 2012 (TARDE)MESA 2: LITERATURA e FORMAÇÃO
Nas dobras da linguagem: uma conversa sobre criação literáriaProf. Doutorando Adriano Eysen Rego
Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000), especialização em Estudos Literários pela Universidade Estadual da Bahia (2001), é Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, doutorando em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), poeta, crítico literário, professor Assistente de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XXII - Euclides da Cunha e membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira, e pesquisas em cultura popular. É, desde 2009, coordenador do Curso de Pós-graduação, stricto sensu, em Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos de Poesia da Modernidade (GEPOM) e do Grupo de Pesquisa Estética e Humanismo, ambos ligados ao Programa de Pós-graduação da PUC-Minas.

Dia 09 de maio de 2012 (NOITE)
PALESTRA 1
 Usos sociais da escrita: uma abordagem etnográfica na comunidade do Baldez
Prof.ª MS.Sandra Sinara Araújo Cerqueira
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991), Especialização em Lingüística Aplicada à Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998) e Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua, Linguagem e Cultura (GELLC).

PALESTRA 2
Dia 09 de maio de 2012 (NOITE)
     Formação técnica no século XXI: caminhos possíveis
Prof.ª Dra Ana Rita Sulz de Almeida Campos
Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana tem experiência na área de Artes com ênfase em Desenho e atua principalmente no ensino do Desenho Técnico, do Desenho Geométrico e da Geometria Descritiva. É doutora em Educação e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Portugal, especialista em Metodologia do Ensino do Desenho pela Universidade Estadual de Feira de Santana, e licenciada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica do Salvador.

Dia 10 de maio de 2012 (TARDE)
MESA 1: LÍNGUA PORTUGUESA e ENSINO
O conhecimento de professores das séries iniciais acerca da relação entre consciência fonológica, leitura e escrita
ProfªJuciana Santos Cerqueira
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999). Pós-graduada em Texto e Gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000). Bacharel em Fonoaudiologia pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Pós-graduação em Linguagem - Enfoque nos distúrbios de linguagem / aprendizagem e na atuação em âmbito educacional (Cefac - Belo Horizonte). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e fonoaudióloga clínica.

MESA 1: LÍNGUA PORTUGUESA e ENSINO
Dia 10 de maio de 2012 (TARDE)
A ATIVIDADE DOCENTE EM AULAS DE PORTUGUÊS: ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL
Prof.ª MS. Thaís Nascimento Santana Santos
É mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004) e Graduação em Letras com Inglês pela mesma Universidade (2002). Participou da Formação continuada em serviço para Coordenadores Pedagógicos do Projeto Chapada (2003-2005). É professora da Universidade do Estado da Bahia lotada no curso de Letras, atua na área de Estágio de Língua Portuguesa, nesta também participa do Grupo de Pesquisa Cultura visual, Educação e linguagem. Atualmente, também coordena o curso de Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem pesquisado na área de ensino de língua com foco nos gêneros textuais.

MESA 2: APRENDIZAGEM e RESILIÊNCIA
Dia 10 de maio de 2012 (TARDE)
Profª Gilma Flávia Souza Ferreira
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998) e é Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Administração e Supervisão Escolar. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII da Universidade do Estado da Bahia e Diretora eleita do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - Irecê no qual exerceu a função de Coordenadora Pedagógica durante dez anos (concursada pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia). Além disso, foi professora titular das Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia S/CL - UESSBA e prestou serviço de consultoria educacional para algumas instituições de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Projeto Político Pedagógico, Formação do Educador, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Ensino Médio, Mídias Digitais, TIC´s, Contemporaneidade, Formação do Educador e Projeto Político Pedagógico.

MESA 2: APRENDIZAGEM e RESILIÊNCIA
Dia 10 de maio de 2012 (TARDE)
Prof. Márcio Nunes Machado
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB - ingresso em 2011. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Atualmente é vice-diretor administrativo-financeiro do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê, Coordenador do Curso de Pedagogia - PAFOR em Presidente Dutra e professor substituto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de ensino, formação de professores, avaliação, sistema de ensino - gestão - educação básica e tecnologia educacional.

Dia 10 de maio de 2012 (NOITE)
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Estágio e Prática Pedagógica: o valor do ensino, da pesquisa, e da extensão no processo da construção dos saberes
Prof. Dr. Antenor Rita Gomes
Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Editora Ex Libris, e da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (Cádiz, Espanha) e Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação no ensino superior de graduação e pós-graduação além de cursos de atualização docente para professores em serviço. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em educação, Métodos e Técnicas de Ensino, leitura e produção textual, formação de professores e cultura visual.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários