Conferências:

  1. Hera, uma viagem ao mundo da poesia - Luiz Antonio de Carvalho Valverde
  2. Ensinar eticidade na pesquisa envolvendo seres humanos: os desafios de um caso vivido - Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni
Sessões de Comunicações

Mesas de Comunicações



Minicursos:


    Oficinas:

    Palestras: 

    Ficha Catalográfica III LEMEL e II SEPEX


    ---------------------------------------------------------------------------------


    SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 – III LEMEL

    DATA – 08 de maio de 2013 (quarta-feira)
    Horário: 9 horas
    Local: Espaço El Shaddai

    Eixo temático – Linguagem, Educação e Pluralidade
    Mediadora: Profª Ms.Miriam Barreto de Almeida Passos


    SUPORTEDIGITAL PARA O ESTUDO DAS QUESTÕES AFRICANAS – Profª Aline de Assis Santos


    POR UMA EDUCAÇÃODE QUALIDADE – Profª Ivete Teixeira dos Santos


    SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 - III LEMEL

    DATA – 08 de maio de 2013 (quarta-feira)
    Horário: 9 horas
    Local: AUDITÓRIO DA UNEB – Campus XXII


    Eixo temático – Linguagem, Educação e Interação
    Mediadora: Profª Drª Andréa do Nascimento Mascarenhas



    MONITORIA, UMA PRATICA DA DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO - Ibernon Alves de Macena Junior e Cristiano Silva Aragão





    SESSÃO DE COMUNICAÇÃO – II SEPEX

    DATA – 09 de maio de 2013 (quinta-feira)
    Horário: 9 horas
    Local: AUDITÓRIO DA UNEB – Campus XXII

    Eixo temático – Linguagem, Educação e Pesquisa
    Mediadora: Profª Drª Andréa do Nascimento Mascarenhas


    A LINGUAGEM IMAGÉTICA NO ENSINO DELÍNGUA PORTUGUESA - Joelma Márcia Santos de Oliveira e Maria das Graças de Carvalho César




    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Universidade de Estado da Bahia – UNEB
    Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT
    Campus XXII- Euclides da Cunha
    Lista e Funções dos Monitoros


    FUNÇÕES MONITORIA III LEMEL – II SEPEX
    MONITOR ORADOR
    MANHÃ- Maria Clara Aquino Damasceno
    TARDE- Alisson Santos Matos e Maria Clara Aquino Damasceno
    NOITE- Camila Lopes da Silva e Diego Pereira da Silva.
    RECEPÇÃO DOS CONVIDADOS
    MANHÃ- Estefani Ferreira da Silva
    TARDE- Rosângela de Oliveira Moura            
    NOITE- Rosângela de Oliveira Moura
    MONITOR IA DE ATIVIDADES GERAIS DO EVENTO
    Guy Vieira dos Santos
    Coordenador Financeiro
    Edilson Moraes dos Santos
    NUPE - 08/05/2013
    Manhã
    Marcela Braz Ferreira,
    Daiane de Oliveira Sant´ana,
    Huly Carla Lima de Moura,
    Noite
    Elaine da Silva Reis,
    Huly Carla Lima de Moura,
    Nataliane de Jesus Souza.
    NUPE (MONITOR (a) VOLUNTÁRIO)
    MANHÃ
    Ilza Carla Reis de oliveira
    TARDE
    Alisson Santos Matos
    NOITE
    Andressa Santos de Oliveira
    ORNAMENTAÇÃO (segunda-feira) dia 06/05/2013
    Ana Naara de Almeida Cunha
    Jaciara Andrade da Silva
    Rosângela de Oliveira Moura
    Nilton Carlos Carmo Sousa
    Josilma Santos de Jesus
    Camila Bastos Silva
    Daniela Moura Conceição
    Cleide Carvalho Matos
    Andrezza Miranda de Andrade
    LISTA DE FREQUÊNCIA
    MANHÃ e TARDE
    Miliane Laine Oliveira Silva
     Jailson França da Silva
     Maiara Dias França da Silva
    Assis Silva de Araújo
    NOITE
     Camila Dos Santos Reis
     Jaqueline Ribeiro Abreu
     Tamires Alves de Alcântara
     Magna Conceição dos Santos
    BLOG e CLIP
    Douglas Souza Costa
    REPORTAGEM
    Jaciel Souza Correia
    FOTOGRAFIA
    Allisson Vital Oliveira Santos
    APOIO Mesa 1 (Tarde)
    Monitor (a)
    Magna Conceição dos Santos
    Alafaete dos Santos Reis
    APOIO A CONFERÊNCIA 1- dia 7 de maio de 2013
     (Prof. DR. PATRICIO NUNES BARREIROS) NOITE
    Grasiela Teixeira dos Santos Omena
    Elaine da Silva Reis
    MONITOR (a) SESSÃO DE COMUNICAÇÃO DIA 8 DE MAIO (QUARTA-FEIRA MANHÃ)
     Prof.ª ALINE DE ASSIS SANTOS e demais comunicadores
    Rosinaide de Santana
    Alesxandra Santos Campos
     MONITORES MINICURSO 1 (TARDE 08/05/2013)
    Andrezza Miranda de Andrade
    Cleide Carvalho Matos
    Huly Carla Lima Moura
    Marcela Braz Ferreira
    MONITORES MINICURSO 2 (TARDE 08/05/2013)
    Daniela Moura Conceição
    Nilton Carlos Carmo Sousa
    Alafaete dos Santos Reis
    MONITORES OFICINA 1 (TARDE 08/05/2013)
    Josilma Santos de Jesus
    Camila Bastos Silva
    MONITORES OFICINA 2 (TARDE 08/05/2013)
    Naiara dos Santos Pereira
    Grasiela Teixeira dos Santos Omena
    Daiane de Oliveira Sant`Ana
    Estefani Ferreira da Silva
    MONITOR  (a) PALESTRAS (1 e 2) (NOITE 08/05/2013)
    Daiane de Oliveira Sant`Ana
    Huly Carla Lima Moura
    Marcela Braz Ferreira
    MONITOR (a) SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 9 DE MAIO (QUINTA-FEIRA -  MANHÃ)
    Rosinaide de Santana
    Alexsandra Santos Campos
    MONITOR (a) MESA 3 PESQUISA - TARDE (9 DE MAIO)
    Rosinaide de Santana
    Alexsandra Santos Campos
    MONITOR (a) – CONFERENCIA COM A Dr° SUZI DE A. VASCONCELOS BARBONI, DIA 9 DE MAIO DE 2013 - NOITE
    Camila Dos Santos Reis
    Marcela Braz Ferreira
    Huly Carla Lima de Moura
    CREDENCIAMENTO - DIA 07 DE MAIO DE 2013 (TERÇA-FEIRA)
    MANHÃ-
    Josilma Santos de Jesus
    Camila Bastos Silva,
    Daniela Moura Conceição
    Cleide Carvalho Matos
    Rosinaide de Santana
    Alesxandra Santos Campos
    TARDE-
    Andrezza Miranda de Andrade
    Nilton Carlos Carmo Souza
    Rosinaide de Santana
    Alesxandra Santos Campos
    NOITE-
    Naiara dos Santos Pereira
     Grasiela Teixeira dos Santos Omena
    ALIMENTAÇÃO (ALMOÇO E LANCHE DOS MONITORES) MONITORES
     MANHÃ-
     Rosângela de Oliveira Moura,
    José Vicente de Oliveira Neto
    TARDE-
    José Vicente de Oliveira Neto
    Naiara dos Santos Pereira
    NOITE-
    Naiara dos Santos Pereira
    RESPONSÁVEL PELA MESA DOS LIVROS
    MANHÃ- Miliane Laine Oliveira Silva,
    TARDE – Ana Claudia Andrade Souza
    NOITE- Camila dos santos Reis e Daiane de Oliveira Sant`Ana.
    RESPONSÁVEL PELOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
    MANHÃ- Sandro Jesus dos Santos
    TARDE- Sandro Jesus dos Santos
    NOITESandro Jesus dos Santos
    Sessão de Comunicação 1 -                                                      8 de Maio de 2013(quarta-feira) - MANHÃ
    Monitor 1 Assis Silva de Araújo
    Monitor 2 Tamires Alves de Alcântara
    Monitor 3 Alafaete dos Santos Reis
    Sessão de Comunicação 2 -                                                            8 de Maio de 2013(quarta-feira) - MANHÃ
    Monitor 1 Maiara Dias França da Silva
    Monitor 2 Magna Conceição dos Santos
    Sessão de Comunicação 3                                                                  8 de Maio de 2013 (quarta-feira) - MANHÃ
    Monitor 1 Rosângela de Oliveira Moura
    Monitor 2 Jaqueline Ribeiro Abreu
    Monitor 3 José Vicente de Oliveira Neto
    Sessão de Comunicação 4                                                                   8 de Maio de 2013(quarta-feira) - MANHÃ
    Monitor 1 Marcela Braz Ferreira                                                                                                      
    Monitor 2 Huly Carla Lima de Moura
    Monitor 3 Daiane de Oliveira Sant`Ana
    _______________________________________________________________________________________
    Sessão de Comunicação                                                                9 de Maio de 2013 (quinta-feira) - MANHÃ
    Josilma Santos de Jesus,
    Camila Bastos Silva,
    Daniela Moura Conceição,
    Cleide Carvalho Matos
     Andrezza Miranda de Andrade,
    Nilton Carlos Carmo Souza
     Jaciara Andrade da Silva
    Ana Claúdia Andrade de Souza
    Estefani Ferreira da Silva
    Magna Conceição dos Santos                                                 

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------



    Orientaçõe para baixar (download) ou imprimir a ficha de inscrição: 



      1. Localize o botão no lado superior direito do seu monitor e clique em ARQUIVO ou FILE;
      2. Depois clique em BAIXAR ou DOWNLOAD;
      3. Caso queira fazer a impressão sem baixar, clique no ícone da impressora.
      4. Feito isso, é só fazer a impressão da ficha e encaminhar para o e-mail nupeunebcampus22@hotmail.com acompanhada  do  comprovante  de  depósito  bancário, scaneado, no mesmo arquivo. 
      OBS: Inscrições recebidas sem o devido comprovante de pagamento serão indeferidas.

      Link para acessar a ficha de inscrição em PDF

      Link para acessar a ficha de inscrição em WORD

      ------------------------------------------------------------------------------------------------------------


      PROGRAMAÇÃO - III LEMEL – II SEPEX (07, 08 e 09 de maio de 2013)

      Data: 07 de maio de 2013 (terça-feira)

      MANHà– (9h. às 11h30min.) - Credenciamento – UNEB – Campus XXII.
      TARDE – Local: Espaço de Eventos El Shaddai
      13h e 30 min. Palavra de abertura apresentação do CIP.

      MESA 1 - Leitura, gêneros textuais e transposição didática: perspectivas para a formação de professores de língua.
      MEDIAÇÃO: Profª Miriam Barreto de Almeida Passos

      Profª Márcia Regina Mendes Santos
      Profª Valéria Rios Oliveira Alves
      Profª Thaís Nascimento Santana Santos
      Local: Espaço de Eventos El Shaddai



      NOITE - Data: 07 de maio de 2013 (terça-feira)
      Local: Espaço de Eventos El Shaddai
      19h. Apresentação do O Bando de Padim Vô





      O grupo vem se apresentando em diversas cidades do nordeste brasileiro e atualmente tem na sua composição o maestro, Enoque Norberto, Daniel Cruz, Michel Ravel e as jovens cantoras Camila Suzana, Glenda Gabriela e Jacque Santos.


      19h e 30 min. Conferência de abertura - Novos rumos da Filologia Textual
      Conferencista – Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros
      21h. Momento de autógrafos – Livro: Sonetos de Eulálio Motta.








      MANHÃ - Data: 08 de maio de 2013 (quarta-feira)
      MANHà– Sessão de comunicação
      Local: Espaço El Shaddai
      Horário: 8 h. Tema: Linguagem digital para o estudo das questões africanas
      Profª Mestranda Aline de Assis Santos
      TARDE - 08 de maio de 2013 (quarta-feira)
      MINICURSO 1 – 08 de maio de 2013 (quarta-feira - TARDE)
      Título: SINTAXE: uso, leis e campos de atuação
      Prof. Ms. Maurílio Antonio Dias Sousa
      Público Alvo: professores, acadêmicos e interessados em geral.
      Horário: 13h e 30 min.
      Local: Espaço El Shaddai
      Carga horária: 3 horas.
      Objetivos: Apresentar o uso, leis e campos de atuação da sintaxe, desmistificando a ideia de que a sintaxe é “um bicho papão”. Interagir com a língua através da exposição de algumas estruturas sintáticas de acordo com o processo característico de associação e concordância sintática do português.

      MINICURSO 2 - 08 de maio de 2013 (quarta-feira - TARDE)
      Prof. Dr. Lenaldo da Silva.
      Público Alvo: Professores, acadêmicos e interessados em geral.
      Objetivos - Discutir o ensino de Língua Materna pautado na tríade leitura, produção textual e análise linguística proposto pelos PCN's, contribuindo, dessa forma, para um novo olhar sobre uma prática docente que enfatize o texto como objeto central de ensino e que este ensino se efetive por intermédio dos gêneros do discurso.
      Horário: 13h e 30min.
      Local: Sala 02 – Campus XXII – UNEB.
      Carga horária: 3 horas.


      OFICINA 1 - 08 de maio de 2013 (quarta-feira - TARDE)
      Drª CLAUDIA PEDRAL SAMPAIO DE SENA
      Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II.
      Objetivos: Estimular o conceito de LUDICIDADE, explorando o potencial do professor para o entendimento da aplicação e criatividade do conceito, para otimização e aplicação abalizada na sala de aula.
      Horário: 13h e 30 min. (04 horas de atividades).
      Local: Auditório da UNEB - Campus XXII.
      Carga horária: 3 horas.

      OFICINA 2 - 08 de maio de 2013 (quarta-feira - TARDE)
      Profª  Ms. Anna Karyna Torres Côrtes
      Público Alvo: Professores, acadêmicos e interessados em geral.
      Objetivos: Analisar os parâmetros linguísticos e o proce-sso de letramento dos surdos e suas variantes, que ocorrem durante este processo.  Discutir o preconceito, familiar e social, quanto à aceitação do indivíduo surdo com língua e identidade próprias. Avaliar as variantes envolvidas no processo de letramento do surdo.
      Horário: 13h e 30min.
      Local: Sala 01 – Campus XXII – UNEB.
      Carga horária: 3 horas.




      NOITE – Palestras – (08 de maio de 2013 - quarta-feira)
      Local: Espaço El Shaddai

      19h. Apresentação do Cip, contemplando o tema: Linguagem, interação e pluralidade

      19h e 30 min. - Palestras 1 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO MUNDO CONTEMPORANEO
      Drª CLAUDIA PEDRAL SAMPAIO DE SENA

      Prof. Ms.Jorge Henrique Vieira Santos


      Lançamento do Folheto – Literatura de Cordel.
      Prof. Jorge Henrique Vieira Santos







      II SEPEX (09 de maio de 2013)
      Data: 09 de maio de 2013 (quinta-feira)
      MANHà– Sessão de comunicação (8h às 10h)
      10h – Mesa 2 - Extensão – O ensino da Língua Inglesa dentro de uma perspectiva comunicativa. Prof. Ms. Nelson N. da Silva
      11h - LINGUAGENS E AVALIAÇÃO: Um estudo das metalinguagens em abordagens avaliativas escritas de evento regional, a partir da noção de feedback
      Profª Ms. Miriam Barreto de Almeida Passos
      e
      Profª Doutoranda Lívia de Carvalho Mendonça

      TARDE
      13h. e 30 min.  Conferência: Hera, uma viagem ao mundo da poesia
      Prof. Dr. Luiz Antonio de Carvalho Valverde
      Local: Espaço El Shaddai.
      Mesa 3 – Pesquisa.
      Profª Esp. Juciana Cerqueira
      e
       Leandro de Jesus da Silva
      ·         Apresentação do Projeto de Pesquisa (Re) conhecendo um dos sertões baianos: sistematização e registro de expressões artístico-culturais do semi-árido
      Profª Drª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva
      JANETE COSTA SANTANA DOS SANTOS
      GABRIELA SANTOS BARBOSA

      NOITE - 19 h e 30 min. Conferência de encerramento.
      Os caminhos da pesquisa e da escrita no processo de produção acadêmica: Pesquisas envolvendo seres humanos
      Profª Drª Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni

      21 h. e 30min. - Palavra da Direção e Coordenação do evento.





      Importante!

      A programação do evento integrado poderá sofrer acréscimos (modificações) até início de fevereiro de 2013.

      Data da inscrição para apresentação de trabalhos – de 18 de fevereiro de 2013 a 29 de março de 2013.

      Todos os textos apresentados nas sessões, mesas, palestras, minicurso, oficinas e conferências serão publicados em CD.

      Critérios para submissão dos trabalhos:

      1.    O texto deverá ter de 7 a 12 laudas, incluindo referências, em fonte 12, Times New Roman, espaçamento de 1,5. Para citações fonte 11 e nota de rodapé fonte 10. Seguir normas da ABNT.

      2.    Serão aceitos: relatos de pesquisas, relatos de experiências e vivências com extensão e experiências didáticas bem sucedidas.


      3.    Realizar as inscrições no NUPE – DCHT campus XXII – Campus XXII, ou pelo e-mail:  nupeunebcampus22@hotmail.com


      4.    Enviar comprovante de deposito identificado juntamente com o texto em Word.


      5.    O resumo deverá ser enviado junto com a cópia escaneada do comprovante de pagamento para o e-mail:  nupeunebcampus22@hotmail.com até o dia 29 de março de 2013 e depois de aprovado o resumo encaminhar o texto completo até dia 05 abril de 2013.

      6.    O resumo deverá conter objetivos, pressupostos teóricos metodológicos, reflexão crítica da experiência e de 03 a 05 palavras-chave. A comissão não se responsabilizará pela correção do texto escrito. A revisão gramatical será de inteira responsabilidade dos seus autores.

      7.    Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados no dia e horário marcado pela coordenação do evento. A lista ficará disponível no blog do evento. Os participantes deverão acompanhar as publicações, através do Blog:  http://estagioepratixadcht22.blogspot.com. Os textos serão publicados em CD.

      8.    A inscrição para participar do evento integrado será unificada. Em caso de impossibilidade de realizar a inscrição no NUPE, no DCHT Campus XXII, Euclides da Cunha/BA, poderá realizá-la através de depósito bancário - Dados para depósito bancário: Banco Bradesco S.A. Agência: 03026-0 Conta corrente: 0201317-7. Após concretizar o depósito, escaneá-lo e, encaminhá-lo juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail:  nupeunebcampus22@hotmail.com

      ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


      III LEMEL e II SEPEX

      Realização NUPE e DCHT campus XXII 07, 08 e 09 de maio de 2013 (terça, quarta e quinta).

      TEMA: Linguagem, interação e pluralidade


      Inscrição para apresentação de trabalho – 18 de fevereiro de 2013 a 29 de março de 2013. Encaminhar resumo para e-mail:  nupeunebcampus22@hotmail.com

      APRESENTAÇÃO



      III LEMEL - Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa e o III Seminário de Estágio e Prática Pedagógica dão continuidade ao processo de interação dos saberes nas áreas de linguagens e educação. Historicamente, os eventos ocorreram em sua primeira edição, no mês de abril de 2011, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus de Euclides da Cunha.

      O evento promove intercâmbio e divulgação dos conhecimentos vinculados ao processo de formação dos professores, suas práticas, pesquisas e estudos desenvolvidos na perspectiva dos diversos saberes.

      Em 2013, o projeto guarda-chuva: LEMEL acolhe o II SEPEX, no sentido de oportunizar o resguardo dos trabalhos de pesquisas e extensão do campus XXII e de outras instituições que desejem partilhar os seus conhecimentos, interagindo com as diversas linguagens e a educação.

      Assim, cumprem ao III LEMEL, ao III Seminário e Prática Pedagógica e ao II SEPEX – II Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus XXII o papel de congregar nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2013 (terça, quarta e quinta-feira  manhã, tarde e noite), pesquisadores, docentes de diferentes áreas do saber, estudantes da UNEB e de outras instituições, além da comunidade externa em geral.

      Portanto, o objetivo maior deste empreendimento é o de fomentar o debate, a participação e a difusão do conhecimento desenvolvidos e/ou em desenvolvimento no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no contexto das licenciaturas.


      Coordenação do NUPE

      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




      Caso não consiga visualizar o cartaz nitidamente clique aqui

       

       Folder do III Lemel e II Sepex


      0 comentários